segunda-feira, 31 de maio de 2010

S. K. A. T. E.

Andar de skate é tomar impulso, atrevessar a rua, subir e descer as calçadas, dropar de um lugar alto, improvisar, equilibrar, saber cair e depois levantar.
É consertar o erro a tempo, prestar atenção ao que vem a sua frente, seja um cooping ou uma pedra na rua. É prever a distância e a velocidade necessária.
Andar de skate é bater palmas para o amigo que aprendeu a pular um skate de ollie e gritar quando alguém dropa de uma mini ramp pela primeira vez.
Skate é coragem, força de vontade, é a expressão livre do corpo, quase sem limites, sem regras, sem padrões.
É não se importar se o colega de session é branco ou negro, pobre ou rico, nordestino ou gaúcho: é entender que todos são humanos.
Andar de skate é ver o mundo de verdade, ver a rua com mendigos e sujeira, viajar, conhecer lugares novos, pessoas diferentes, aprender a lidar com a diversidade
É ter amigos que falam a mesma língua, choram e riem pelos mesmos motivos, têm os mesmos ídolos, falam as mesmas besteiras.
É marcar a sessão, combinar uma viagem para conhecer novas pistas, rever os amigos nos campeonatos, pegar carona, manter contato direto com o mundo, sem DDD.
É brincar com um shape, dois eixos, oito rolamentos e quatro rodas. Jogá-lo para cima, deixar cair no chão e torcer para que não saia nenhuma lasca.


"Skate meu esporte
Meu meio de transporte
Parte da minha história
E cicatrizes dos meus cortes
Quem trabalha sério
Também conta com a sorte
O mundo é cheio de cobra
Mas eu sou cabeça forte"

Skatistas não são marginais, embora alguns façam coisas que não é correto, nem todos são assim. Todos os seres humanos tendem a errar, sempre. Não nos julguem de forma diferente, não estamos pedindo dinheiro, muito menos comida, só queremos um espaço nosso, queremos ser vistos como pessoas e não como ladrões. Isso também é preconceito!

SKATE um esporte, um meio de vida, não um crime.
SKATE, um laço, uma só língua, uma só palavra que une milhares e milhares de irmãos.

12 comentários:

  1. só digo uma coisa :
    " Andar de skate é arte, CAIR faz parte " HAHAH'

    ResponderExcluir
  2. Eu AMEI o texto, ainda existe muito preconceito mesmo, a sociedade acha que só porque UM faz errado, todos os outros são iguais.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, mostra o quanto as pessoas generalizam e são preconceituosas. Andar de skate é uma arte para os que gostam,sabem ou apenas apreciam.(:

    ResponderExcluir
  4. Ahh Sempre terá um preconceito,como você mesmo citou,alguns skatistas fazem coisas erradas porém 'nem todos são assim'... meeu, nós vivemos em um mundo horrivel , onde se usarmos o tênis errado podemos passar por um marginaal'

    P.S: Parabéns pelo texto simplesmente FANTASTICOO ..
    Si cuidaa' ;D

    @DianeCarvalhoo_

    ResponderExcluir
  5. nossa cheidi, tu te supera cada vez..
    e relmente, a população hoje generaliza de mais.. nem todos fazem coisas erradas! mas sempre precisam culpar alguem, e sempre cai pro lado mais fraco.. assim que as pessoas entenderem que skate tambem é esporte as coisas vão começar a mudar...

    ps: ja tentei anda de skate, mas não deu muito certo ;p hoje em dia, só olho e ja fico feliz;D

    continua assim, com esses teus pensamentos que tu vai longe!
    beiijos
    @camilafranzen

    ResponderExcluir
  6. Gostei muitoo do texto , voc disse tudoo!! SKATE é esporte , vida e também é arte'...

    ResponderExcluir
  7. generalização sucks, você é foda cheidinho :)

    @overcarol

    ResponderExcluir
  8. Amei demais esse texto, acho perfeito quem anda de skate e sempre quis aprender a andar *-*

    beijo chê!

    ResponderExcluir
  9. Ameii querido. O preconceito ainda é mto forte. As pessoas não percebem que por trás desse esteriótipo existem seeres humanos que tem qualidades, e não só defeitos. Sem contar que tem talento. Não é qualquer um que consegue andar num skate se sentindo a vontade. *.* Está lindo o texto :)

    ResponderExcluir
  10. Muiito bom!Ando de skate,e pra nós mulheres o preconceito é ainda maior!Texto exemplar!

    ResponderExcluir
  11. Man' você soube descrever ceertin a posição dos skatistas frente a sociedade a sobre o preconceito ee pá ; Eu amo sk8 *-* ' apeesar de não saber andar, por medo ; COSAPOICIPOSAO ' Admiro mt os skatistas *-* '
    Melhor post fooi esse !

    ResponderExcluir